>> Custos e despesas variáveis

Conforme já afirmamos em tópico anterior do menu “Preço dos Serviços”, os custos e as despesas variáveis, devem ser cobertos pelo preço a ser cobrado dos clientes, sejam estes temporários ou de receita continuada.

Nas empresas de prestação de serviços, um dos itens de maior peso na composição dos custos é a mão de obra utilizada diretamente junto ao cliente, sobretudo nas empresas contábeis.


1. Custos Variáveis

Os custos variáveis, também conhecidos como custos diretos, são aqueles que podem facilmente ser identificados e especificamente vinculados a prestação dos serviços. São estes custos que na composição do Preço dos Serviços, são alocados diretamente junto ao cliente.

São variáveis, pois o seu valor total a ser alocado, muda de acordo com a variação da necessidade de maior ou menor volume de mão de obra ou de material a ser utilizado na prestação do serviço.

São exemplos de custos variáveis nas empresas contábeis: os salários, encargos sociais e demais gastos com pessoal que executa diretamente o serviço dos clientes, quais sejam:

a) contadores

b) assistentes contábeis

c) assessores contábeis

d) assistente de setor fiscal

e) assistente de setor de pessoal.

Também, podem ser considerados custos variáveis os gastos com a contratação de serviços de terceiros para auxiliar ou reforçar a equipe do escritório contábil.

Se a empresa contábil mantém controle do material gasto por cliente, na prestação de serviços, estes também podem ser considerados também como custos variáveis e serem alocados diretamente na composição do preço dos serviços.


2. Despesas Variáveis

As despesas são gastos que não estão diretamente ligados a prestação dos serviços, ou seja, são gastos normalmente decorrentes da administração, da comercialização e da tributação, sobretudo os tributos incidentes sobre o preço dos serviços prestados.

As despesas são variáveis quando o seu valor é proporcional ao preço dos serviços, ou seja, se aumenta o valor dos serviços, as despesas variáveis aumentam na mesma proporção, pois estas incidem percentualmente sobre o preço estabelecido para os serviços.

São exemplos de despesas variáveis incidentes sobre o preço dos serviços:

a) Tributos incidentes sobre o preço: ISS, PIS, COFINS, IRPJ LUCRO PRESUMIDO, CSLL, SIMPLES

b) Comissões sobre o valor dos serviços

c) Juros sobre desconto de títulos



« »