Botão voltar

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: file(http://www.classecontabil.com.br/noticias/newsHonoris): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 500 Internal Server Error

Filename: templates/cabecalho.php

Line Number: 59

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: implode(): Argument must be an array

Filename: templates/cabecalho.php

Line Number: 59

Botão passar Ícone Classe Contábil

Mais notícias no Classe Contábil

>> Incidência s/preço serviços

A composição do preço dos serviços não contém somente custos, mas também despesas variáveis, que são aquelas incidentes sobre o preço final. Assim, o preço dos serviços a serem cobrado dos clientes, deve ser suficiente para cobrir os, os custos variáveis, os custos fixos e despesas fixas, as despesas variáveis e a margem de contribuição.

Nessa opção, Incidência sobre o preço dos serviços, trataremos das Despesas Variáveis e da Margem de Contribuição.



1. DESPESAS VARIÁVEIS


São exemplos de despesas variáveis incidentes sobre o preço dos serviços:

a) Tributos incidentes sobre o preço: ISS, PIS, COFINS, IRPJ LUCRO PRESUMIDO, CSLL, SIMPLES

b) Comissões sobre o valor dos serviços

c) Juros sobre desconto de títulos


Para a incluir as despesas incidentes sobre o preço dos serviços na composição do preço para cada cliente, apresentamos a seguir um passo a passo que facilita o entendimento do software:



1º. Passo

Acesse o software selecionando a primeira opção do menu;



2º. Passo


Selecione na tela do software a Aba (opção) Formação do Preço, posicionada na horizontal no topo da tela. Normalmente ao carregar o software pela primeira vez, essa aba é selecionada automaticamente



Selecione na coluna esquerda o cliente que deseja ter os honorários calculados. Se não existir nenhum cliente cadastrado ou se desejar incluir no banco de dados um novo cliente, clic no botão de inclusão na cor verde, conforme imagem abaixo, localizada no rodapé no lado esquerdo da tela do software.



Cadastre o nome do novo cliente no software.

Se já é cliente da sua carteira e está sendo cadastrado para fins de análise, comparação ou revisão dos honorários, informe também no lado direito do nome do cliente, o valor atual que está sendo cobrado para que você possa comparar com o Preço dos Serviços que serão calculados pelo software.

Em seguida, selecione a Aba (opção, Incidência s/Preço Serviço, localizada à direita e abaixo do nome do cliente, conforme figura acima abaixo.



3º. Passo

Após as seleções do cliente desejado e da Abra das Despesas Incidentes sobre o Preço dos Serviços, Clic no campo indicado para os percentuais % e digite cada uma das alíquotas dos tributos e das despesas relacionadas, conforme figura abaixo.



Observe que após a digitação do valor de cada percentual de despesas, todos os valores são recalculados automaticamente no software.

Lembramos que esses percentuais devem ser digitados para cada cliente. Após clicar no botão Salvar ficarão gravados os valores, até que seja alterados e salvos novamente.



2. MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Observe que as despesas fixas e os custos fixos não são computados na composição do custo dos serviços prestados, pois estamos trabalhando neste caso, com o Sistema de Custeio Variável, que mais adequado para fins gerenciais, por não sofrer as deformações dos rateios dos gastos fixos previstos no Sistema de Custeio por Absorção.

A Margem de Contribuição deve ser um valor que seja suficiente para pagar os custos e as despesas fixas e ainda sobrar o lucro.

O software permite que você digite tanto o percentual da margem de contribuição, quanto o seu valor em dinheiro. 

Ao fornecer uma das formas, Percentual ou valor, o software calcula automaticamente a outra, dando bastante flexibilidade para a análise do por parte do gestor.


Margem de Contribuição em Percentual %
 



Margem de Contribuição em Valor R$


Entrando diretamente com o Preço 
 

Você pode ainda informar o preço que já está praticando ou digitar um preço com base na sua intuição ou mesmo o que o concorrente cobraria.

 

Ao informar diretamente o preço, o software recalcula automaticamente os valores dos tributos e despesas, cujos percentuais foram informados, além de informar o novo percentual e o novo valor da margem de contribuição decorrentes do preço pré-estabelecido e informado.

Com essas simulações o usuário pode avaliar das diversas formas, qual o preço mais adequado, considerando os seus custos e despesas, o preço da concorrência e o valor desejado para a sua margem de contribuição por cliente e, por fim, o lucro líquido final da sua empresa.

No relatório Margem de Contribuição por Cliente o software fornece a listagem de todos os clientes, um a um, no qual o usuário pode ver a composição do preço, incluindo os custos, as despesas variáveis e a margem de contribuição de cada cliente, podendo avaliar quem dar mais retorno ou mesmo prejuízo.

Nesse mesmo relatório o software mostra a Apuração do Resultado, na qual são computados os custos e despesas fixas, resultando o lucro ou prejuízo da empresa. 

Lembramos que esses cálculos devem ser feitos para cada cliente. Após clicar no botão Salvar ficarão gravados os valores, até que seja alterados e salvos novamente.



« »