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> Valorização profissional

A valorização profissional através da prestação dos serviços   

Se desejarmos valorizar a contabilidade de modo que seja efetivamente utilizada pelos tomadores de decisões, é essencial que algumas providências sejam tomadas. A seguir são apresentadas sugestões às perguntas propostas.

Como podemos persuadir aqueles empresários e administradores que ainda não utilizam a contabilidade para a tomada de decisões?

A seguir apresentamos algumas sugestões como resposta a este questionamento.


a) Trabalhando para mudar a cultura até então vigente em algumas empresas e profissionais da contabilidade, quando atribuem à contabilidade expressões do tipo:

  • Um mal necessário;
  • Dados e informações utilizadas somente pelo contabilista;
  • Feita somente para atender ao fisco;
  • Escrituração de livros fiscais e preparação de guias de ­tributos;
  • Quando feita formalmente, é concluída com muito ­atraso;
  • Feita obedecendo cegamente à legislação tributária;
  • Preocupada somente com fatos passados, sem projeções.


b) Fazer contabilidade ao invés de somente preparação de ­guias de tributos e livro caixa.

  • Escrituração contábil completa;
  • Obediência aos Princípios Contábeis e às Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Cumprir o que determina a legislação comercial;
  • Emissão eletrônica ou impressa dos livros contábeis;
  • Fazer a contabilidade efetivamente para a empresa em benefício dos usuários das informações contábeis;
  • Cumprir o que determina a legislação ajustando, extracon­tabilmente, os resultados para atender a legislação tributária e outras exigências;
  • Emissão eletrônica dos livros fiscais. 


c) Elaborando, dentro dos prazos, relatórios contábeis básicos e gerenciais

  • Balancete de Verificação;
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • Balanço Social;
  • Demonstração e Gráficos dos Resultados mês-a-mês;
  • Demonstração e Gráficos da Evolução do Faturamento mês-a-mês;
  • Demonstração e Gráficos da Evolução do Faturamento mês-a-mês por produto;
  • Demonstração e Gráfico da Evolução dos Custos e Despesas mês-a-mês;
  • Planejamento Tributário.


d) Elaborando, dentro dos prazos, relatórios contábeis com cálculos e análises gerenciais.

  • Análise das Demonstrações Contábeis;
  • Cálculo e Interpretação de Índices / Quocientes
  • Quocientes Estáticos
  • Quocientes de Atividades
  • Quocientes de Rentabilidade
  • Análise Horizontal e Análise Vertical
  • Relatório conclusivo de avaliação de desempenho
  • Trabalhar as informações em moeda constante ou a valor presente;
  • Relatórios sobre as variações nas relações Custo / Volume / Lucro;
  • Cálculos de Preço de Venda e Projeção via Orçamento de Resultados;
  • Informações para decisões do tipo:
  • Fabricar versus Comprar;
  • Análise de Investimentos e Substituição de Equipamentos, com análise usando métodos tais como:
    • Método do Payback
    • Método da Taxa Interna de Retorno
    • Método do Valor Presente Líquido
  • Avaliação de desempenho por “centro de resultados”;
  • Base para o cálculo do valor da empresa. 


e) Agindo o contabilista, com ética e respeito ao cliente e aos demais profissionais contábeis;

f) Exercendo a profissão com zelo, diligência e honestidade; 

g) Cumprindo com rigor o que acertar com seus clientes; 

h) Observando a legislação vigente e resguardando os interesses de seus clientes; 

i) Cobrando honorários coerentes com o trabalho a ser ­realizado; 

j) Mantendo contrato por escrito indicando os serviços a serem ­prestados;

l) Evitando e combatendo o aviltamento de honorários; 

m) Zelando pela qualidade dos serviços contábeis;

n) Pontos a serem observados pela empresa de prestação serviços contábeis.

  • Cobrar honorários contábeis justos com base em critérios técnicos
  • Engajamento total dos que dirigem o escritório
  • Gerenciamento dos processos e dos serviços executados
  • Obsessão pela excelência
  • Organização orientada para o cliente
  • Relação de parceria com o cliente
  • Envolvimento e reconhecimento da equipe de colaboradores - clientes internos
  • Aprendizagem e melhoria contínua da equipe
  • Manutenção de uma boa estrutura de instalações, equipamentos, softwares e publicações técnicas
  • Manutenção de visitas periódicas aos clientes
  • Pesquisas periódicas junto aos clientes sobre a qualidade dos serviços prestados


o) Desenvolvendo um bom marketing de serviços junto aos seus clientes e demais usuários da informação contábil.


Marketing

Pode ser entendido como um conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, ou conjunto de estratégias e ações com o objetivo de aumentar a aceitação e fortalecer a imagem de pessoas, idéias, empresas, produtos, serviços, etc., pelo público em geral, ou por determinado segmento.

Em síntese, o objetivo básico do marketing é identificar e atender plenamente as necessidades e desejos do cliente.

O que deve ser feito

  • Estudo sobre a estratégia de venda dos serviços
  • Ações transparentes
  • Domínio da tecnologia da informação
  • Pesquisa do mercado de serviços
  • Agilidade na percepção e resolução dos problemas
  • Pesquisa sobre a satisfação do cliente


O que não deve ser feito ( o antimarketing )

  • Enganar o cliente
  • Omitir informações relevantes sobre os serviços
  • Falar mal dos concorrentes
  • Arrogância


p) Cumprindo o que determina a legislação sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil.



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