Margem de contribuição e resultado

Margem de contribuição e resultado

A idéia de Margem de Contribuição está vinculada ao sistema de custeio variável, ou seja, nele não se trabalha com rateios.

É razoável que se fale de margem de contribuição como sendo o ganho bruto sobre as vendas. Ou seja, é um valor que se tem para pagar as despesas e custos fixos e gerar o lucro.

O conceito de margem de contribuição está intimamente relacionado aos custos e despesas variáveis.

Para se obter o valor da margem de contribuição, é necessário que do total das vendas sejam deduzidos os custos variáveis e as despesas diretamente vinculadas a venda, como é o caso dos impostos incidentes sobre as vendas, as comissões dos vendedores e outras despesas que venham ser calculadas sobre o volume das vendas.

 

Cálculo da margem de contribuição

Para exemplificar o cálculo da margem de contribuição, suponha os valores para receita de vendas dos serviços, custos variáveis e despesas variáveis, conforme tabela a seguir.

 

Contas Valores
Receita de vendas dos serviços  100.000,00
(-) Custos variáveis    60.000,00
(-) Despesas variáveis     15.000,00
(=) Margem de contribuição   25.000,00

 

Assim, a Margem de Contribuição (MC) é a diferença entre o Valor da Venda (preço de venda) e os Valores dos Custos e das Despesas específicas destas Venda, ou seja, dos Custos Variáveis e Despesas Variáveis da venda.

 

MC = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)

 

Apuração do resultado

No nosso exemplo, temos uma margem de contribuição de 25% sobre as vendas. Se as despesas e os custos fixos do período totalizaram, por exemplo, R$11.000,00 teremos um lucro de R$14.000,00. Para simplificar não consideramos cálculos de tributos sobre o resultado, conforme tabela a seguir.

 

Contas Valores
Receita de vendas dos serviços  100.000,00
(-) Custos variáveis    60.000,00
(-) Despesas variáveis     15.000,00
(=) Margem de contribuição   25.000,00
(-) Despesas e custos fixos     11.000,00
(=) Lucro líquido   14.000,00

Sem considerar os tributos sobre o lucro, o resultado líquido (RL) é dado pela diferença entre o Valor da Margem de Contribuição e as Despesas e Custos Fixo.

 

RL  = Valor da Margem de Contribuição – (Despesas Fixas + Custos Fixos) 

Compartilhe

Contate-nos

Será um prazer atender você